Os recenseadores que atuam no Censo Demográfico deste ano começaram na última segunda-feira (01) a coleta das informações nos municípios de Ijuí, Catuípe, Jóia, Coronel Barros, Bozano, Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul e Inhacorá. Hoje o mesmo trabalho começa em Augusto Pestana, Ajuricaba e Nova Ramada, ou seja, até o final deste segunda-feira, o trabalho de coleta de dados terá começado em todos os 12 municípios da área de atuação de Ijuí. Segundo Lucas Dornelles, coordenador censitário, em Ijuí, são cerca de 40 recenseadores a campo, atuando na coleta das informações. Ao longo dessa semana, mais 20 profissionais devem chegar ao município para dar andamento ao trabalho. Nos demais municípios da região são aproximadamente 60 recenseadores em atuação.
No geral, o coordenador avalia de forma positiva o andamento dos trabalhos, mas cita algumas situações pontuais, como alguns casos de recusa em receber os profissionais, e dificuldades com moradores ausentes, ou seja, nesses casos os profissionais vão precisar retornar aos domicílios para conseguir efetivar a entrevista. “Cada município tem uma característica diferente. Em Jóia, por exemplo, existe uma área territorial mais extensa, setores rurais maiores, o que necessita de uma logística diferente” afirma Dorneles.
O coordenador fez um pedido a população, para que receba os profissionais em suas residências, lembrando da importância do Censo. “Não é um questionário demorado, é simples e rápido de ser respondido” afirma.