Ajuricaba realizará 4º Festival da Música como parte da programação dos 60 anos do Município
25/02/2026 l 17:26
Jonas Vieira
25/02/2026 l 18:29
A Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Ajuricaba, promove o 4º Festival da Música, que neste ano integra a programação comemorativa dos 60 anos de emancipação do Município. A iniciativa valoriza a música como ferramenta de educação, cultura e inclusão, estimulando o desenvolvimento da percepção auditiva, da sensibilidade, do ritmo e da expressão artística de crianças, jovens e adultos.
A programação será realizada em etapas. Durante o mês de março de 2026, cada escola promoverá suas eliminatórias internas, definindo os classificados para a fase municipal. A final ocorre no dia 15 de maio de 2026, no CTG Gaspar da Silveira Martins, com eliminatórias e ensaios ao longo do dia e, à noite, festival com os finalistas da etapa estudantil e categoria Livre, aberto à comunidade.
Caso as inscrições da categoria Livre sejam superiores a 10 participantes, será realizada uma eliminatória com o uso de playback, em data a ser divulgada posteriormente. Podem participar solos, duplas e trios nos gêneros sertanejo, rock, MPB, gospel e suas vertentes, nas modalidades vocal e instrumental. O Festival contempla categorias por faixa etária, desde a iniciação (4 a 6 anos, em caráter participativo) até estudantes maiores de 15 anos, além da categoria livre (adulta) para residentes no município.
As inscrições dos estudantes ocorrem nas escolas e as da categoria livre no protocolo da Prefeitura, com encaminhamento à Secretaria de Educação. As letras das músicas passam por avaliação, por se tratar de um evento com finalidade educativa.
O evento contará com banda e equipe técnica de apoio, com ensaio e passagem de palco antes da final. A avaliação será feita por comissão julgadora composta por jurados profissionais da área da música. A premiação prevê troféu para o 1º lugar e medalhas para 2º e 3º colocados em cada categoria.
Segundo a responsável pela Secretaria de Educação, Tatiane Capeletti Rubert, o Festival tem como objetivos incentivar a participação em atividades musicais, fortalecer a arte como fonte de cultura e lazer, promover o intercâmbio artístico-cultural e revelar novos talentos musicais no município.
Fonte: RPI e prefeitura