Busca rápidaX


MANCHETES

Ajuricaba teme sérios problemas à saúde pública com possibilidade de perder médicos cubanos

16 de novembro de 2018

A incerteza toma conta de municípios da região que possuem médicos cubanos, através do programa federal Mais Médicos. Isso porque, o governo de Cuba anunciou, nesta semana, a saída do programa Mais Médicos após declarações do presidente eleito brasileiro, Jair Bolsonaro.

Ajuricaba é um dos municípios com profissionais cubanos. São três médicos estrangeiros que atendem a rede pública de saúde. O prefeito, Ivan Chagas, ressalta que o serviço prestado pelos médicos cubanos em Ajuricaba é considerado positivo, visto que também fazem parte da comunidade, aceitam sugestões da prefeitura e ajudam com ideias.

Além disso, Ivan Chagas enfatiza que o custo mensal com esses profissionais é bem menor que o gasto efetuado com médicos brasileiros. Se os cubanos deixarem Ajuricaba, o prefeito observa que vai ficar uma grande lacuna no atendimento à população. Ele pretende acionar a Associação dos Municípios do Planalto Médio, Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul e Tribunal de Contas do Estado, na tentativa de manter os médicos estrangeiros.

Ivan Chagas ainda comenta que esses profissionais ficaram bastante preocupados com a possibilidade de ter que retornar para Cuba e, com tudo isso, não estão sendo marcadas mais consultas através do Mais Médicos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí