Busca rápidaX


MANCHETES

Alemães recrutam enfermeiros em Ijuí

26 de abril de 2022

A Unijuí firmou uma parceria com o grupo hospitalar Helios da Alemanha, o qual permite que estudantes e egressos do curso de enfermagem tenham a experiência de trabalhar em solo Europeu. Antes, os candidatos passam por curso, para aprendizado da língua alemã, e recebem bolsa para se dedicar aos estudos.

O vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg, comemorou a parceria e afirmou que o país possui uma demanda muito grande na área da saúde. “Nós já temos duas pessoas que são egressas da Unijuí que já estão trabalhando na Alemanha. Há um segundo grupo que está estudando alemão com subsídio desse grupo. No final do ano, se essas pessoas demonstrarem proficiência no idioma alemão, terão esse contrato de trabalho garantido”, revelou.

A oportunidade está disponível não apenas para estudantes e egressos da Unijuí. Agora, o grupo ampliou o leque e abriu oportunidades para outras universidades. “Os profissionais recebem um salário muito bom e conseguem viver uma experiência interessante em suas carreiras”, afirmou Dieter. O salário está em torno de 3,5 mil euros, cerca de R$ 18,5 mil.

O professor Dieter, ao ser entrevistado pela RPI, traduziu perguntas e respostas feitas ao diretor do Grupo Helios, o alemão e doutor Michael Stalp, que está com sua equipe em Ijuí durante esta semana. O objetivo é levar 18 enfermeiros para a Alemanha. Para Stalp, o grupo que melhor se adapta para trabalhar na Europa é o brasileiro.

“No momento o interesse é que os profissionais atuem em dois hospitais, mas no futuro há a possibilidade de ampliar para outras casas de saúde”, disse o doutor que finalizou a entrevista elogiando a estrutura da Unijuí: “é extremamente satisfatória”, concluiu.