Os partidos que compõe a coligação que administra Ijuí deverão realizar reunião nos próximos dias, talvez quinta-feira, para novos encaminhamentos sobre manutenção da união às eleições deste ano, discussão de nomes para concorrer a vereadores, dentre outros assuntos.
O presidente do PP, Júlio Franciscatto (foto), ressalta que está praticamente certa a candidatura à reeleição do prefeito, Andrei Cossetin, do próprio PP, e do vice, Marcos Barriquelo, do PL. Também, a tendência é manter a atual coligação, ou seja, PP, PL, MDB, União Brasil, Republicanos, PSD e PSDB.
MDB
O MDB de Ijuí vai manter o apoio à atual administração de Ijuí, caso se confirmem as candidaturas à reeleição para prefeito, de Andrei Cossetin, do PP, e para vice, de Marcos Barriquelo, do PL. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente do MDB ijuiense, Nestor Telier, disse que essa é uma decisão que representa a aprovação de 80 a 90% dos integrantes da executiva e diretório da sigla.
Diante disso, o MDB não vai lançar candidato a prefeito ou vice, mas apenas para vereador. A tendência é apresentar 18 nomes para concorrer a vagas no Legislativo ijuiense nas eleições de outubro deste ano.
Telier frisou a dificuldade de encontrar mulheres para concorrer a vereadoras, até porque, a partir da agora a legislação do Tribunal Superior Eleitoral torna mais rígida essa questão. Vai ser considerado laranja a candidatura feminina com prestação de contas idêntica a uma outra, ou que não promova atos de campanha em benefício próprio. Além disso, incorre automaticamente em fraude a candidata a vereadora com votação zerada ou pífia, sem importar o motivo alegado para baixa votação.
Como punição, o TSE implica que a fraude à cota de gênero acarreta a cassação do diploma de todas as candidatas eleitas e de todos os candidatos eleitos, a invalidação da lista de candidaturas do partido ou da federação que dela tenha se valido e a anulação dos votos nominais e de legenda. Os partidos e federações precisam destinar a mulheres pelo menos 30% das candidaturas.
A convenção do MDB de Ijuí para confirmar a sequência de apoio à administração municipal e os nomes para a Câmara de Vereadores vai ocorrer dia 26 de julho, em local e data a serem definidos. Segundo Nestor Telier, para alguns nomes falta apenas a oficialização a fim de concorrerem a vereador.
Por exemplo, os atuais vereadores, Ricardo Adamy e Ubiratan Erthal, irão à reeleição. Erthal se transferiu há pouco tempo do PL para o MDB. Também deverão concorrer ao Legislativo ijuiense, o atual suplente de vereador, Itamir Lizot, que saiu do PP e ingressou no MDB, além do ex-vereador pelo PDT, Edemilson Mastella, o Misco.
O presidente do MDB ijuiense ainda destacou na Progresso, nesta manhã, que o partido teria os nomes do secretário municipal de Educação, Cláudio de Souza, e do vereador, Ricardo Adamy, para concorrer a prefeito, porém são nomes que deverão ser trabalhos para essa função ao pleito de 2028.