Durante entrevista nesta manhã na Progresso ele frisou que o hábito alimentar está estritamente ligado ao aparecimento de tumores. Má alimentação, falta de atividade física e tabagismo são considerados principais fatores chamados modificáveis que podem levar ao câncer. Essas três situações, que podem ser modificadas pelas pessoas, causam em torno de 80% dos tipos de tumores.
No que diz respeito à alimentação desregrada, Paulo Henkin explica que os principais câncer que podem surgir são de mama, intestino, estômago e pâncreas. Para mudar os hábitos alimentares, o entrevistado sugere que as medidas iniciem ainda quando a mulher está na gestação. Além disso, crianças devem ser acostumadas a se alimentar com frutas, verduras e outros produtos saudáveis desde os primeiros anos de vida.
O nutrólogo falou da preocupação de que no Rio Grande do Sul existe queda no consumo do feijão, um alimento muito nutritivo. A palestra da Amrigs amanhã em Ijuí ainda vai contar com presença de uma médica da área de obstetrícia e ginecologia.