As temperaturas elevadas fazem com que os animais peçonhentos, como as cobras, saiam de seu habitat natural em busca de alimento e locais para reprodução. Com isso, áreas onde há muita sujeira acumulada, como vegetação alta e entulhos, são lugares propícios por ofereceram abrigo e alimento aos animais peçonhentos.
De acordo com Patric Dacampo, biólogo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ijuí, diversas serpentes venenosas podem aparecer na área urbana do município. Há algumas semanas, foi feito o resgate de uma cobra espada no bairro Morada do Sol. A orientação é de que não seja feito o abate destes animais, já que eles ocupam função de controle da presença de outros animais, como roedores, que são vetores de doenças que atingem os seres humanos.
O mais indicado, para o caso da presença de cobras e outros animais peçonhentos, é chamar a Secretaria de Meio Ambiente, que faz a condução correta desses animais. O telefone é o 3332 9384. No caso de picadas, a orientação é a de buscar socorro médico imediato, lavar o local da picada somente com água e sabão e evitar esforço físico. Não se aconselha tentar manusear o animal para levar ao Hospital, embora a identificação do tipo de peçonhento responsável pelo ferimento seja algo importante.
Durante o verão, há também ocorrência corriqueira de vespas e abelhas, que igualmente oferecem risco à saúde humana, principalmente pessoas alérgicas a esses insetos.