Busca rápidaX


MANCHETES

Ameaça de volta da paralisia infantil faz governo intensificar campanha de vacinação. Em Ijuí, imunização está em 88%

25 de setembro de 2022

O Ministério da Saúde apela aos pais das crianças menores de cinco anos de idade que levem seus filhos aos postos de vacinação, pois o Brasil está diante da grave ameaça de volta da doença conhecida como paralisia infantil, a poliomielite.

A campanha de multivacinação acaba na próxima sexta-feira (30) e pouco mais de 6 milhões de doses do imunizante foram aplicadas em crianças até os 5 anos. De acordo com dados atualizados do DataSUS, entre as crianças de 1 anos somente 54,06% foram imunizadas; as 2 anos, o número cai para 48,9%; 3 anos, para 50,7% e 4 anos, 53,4%. A meta do governo é atingir 95% do público alvo.

A campanha tem como meta mobilizar pais e responsáveis para que levem as crianças menores de cinco anos para serem imunizadas contra o vírus que causa a paralisia infantil e a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

“Nós temos um grande desafio, não permitir que a poliomielite seja reintroduzida no Brasil”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele pediu engajamento da população na imunização das crianças.

Em Ijuí, a vacinação contra a poliomielite, na Coordenadoria de Saúde, com atinge 88% das 10.661 crianças, dentre os 20 municípios de abrangência. Com isso, já foram imunizadas 9.378 crianças. A campanha segue até o próximo dia 30 e abrange o público de 1 a 4 anos. Em Ijuí, a vacinação está em 80,82%, com aplicação do medicamento em 3.181 crianças.

Fonte: RPI