Função: Promotor Público. Nas horas de folga, agricultor familiar, mas com um diferencial: produção de alimentos orgânicos. Assim é Nilton Kasctin dos Santos, Promotor Público em Catuípe, mas com propriedade e residente na Linha 4 Oeste, interior de Ijuí.
Filho de produtores familiares de Tenente Portela, desde cedo cultivou o gosto pela agricultura. Mora com a família numa área de aproximadamente 15 hectares onde produz praticamente tudo o que consomem, porém, sem utilização de agrotóxicos. E o que não consegue produzir, compra de fora, no entanto, também alimentos orgânicos. Nilton Kasctin dos Santos cita a aquisição de arroz ecológico de uma cooperativa de Viamão, além de produtos do amigo pessoal e agrônomo, Roberto Sallet, de Coronel Bicaco, que também atua em vários segmentos de alimentação natural.
Nilton Kasctin dos Santos disse que tudo começou por curiosidade e também para provar que é possível produzir sem defensivos. Na propriedade, interior de Ijuí, existe uva orgânica, inclusive para produção de vinho, feijão, milho, até bovinos de leite, o que resulta na produção de queijo.
Num açude, atua com peixes para consumo próprio. No caso da uva, o produto é certificado pelo Ministério da Agricultura como ecológico e de propriedade da esposa de Nilton, Mágida Kasctin dos Santos. Domingo, 13, às 6 horas e 30 minutos, o Promotor Nilton falou mais sobre o tema durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Na área animal, Nilton Kasctin dos Santos esclarece que até mesmo os cuidados são com produtos orgânicos.
Para adubação, o Promotor e produtor rural utiliza húmus, que é resultado de matéria orgânica decomposta. Ele frisa que a produção orgânica é simples, mas requer conhecimento. O Promotor Nilton entende que seria necessário criar uma cooperativa de produtores orgânicos em Ijuí, o que permite certificar esses agricultores sem custo, pois os próprios cooperados se fiscalizam entre si. Por outro lado, os produtores se dividem nas áreas de produção de alimentos, além de criar a adubação e produtos para controle de pragas e doenças. Abaixo, confira a entrevista com Nilton Kasctin dos Santos