Busca rápidaX


Amuplam e demais associações de municípios do RS sugerem pautas para Marcha a Brasília

18 de maio de 2024

Nesta próxima semana, de segunda a quinta-feira, vai acontecer a Marcha a Brasília, iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios. O movimento vai reunir prefeitos, vices, demais representantes de prefeituras ou outros órgãos públicos de todo o Brasil para debater diferentes pautas.

Ontem, as associações de municípios do Rio Grande do Sul, durante reunião, estabeleceram algumas pautas para fazer parte da lista de pedidos da Famurs – Federação das Associações de Municípios do Estado.

Conforme o presidente da Amuplam – Associação dos Municípios do Planalto Médio – com sede em Ijuí – e prefeito de Nova Ramada, Marcus Bandeira, que participou do encontro, um dos pedidos a ser feito para o governo federal é de duas cotas extras de dinheiro do FPM – Fundo de Participação dos Municípios – para os municípios serem compensados pela queda no retorno de ICMS que está prevista, em razão das atuais enchentes, que causam prejuízos na agricultura e economia urbana.

A Famurs ainda solicita suspensão dos débitos previdenciários e de pagamento de precatórios dos municípios, ainda suspensão da cobrança dos juros, por parte dos bancos, referente aos empréstimos adquiridos pelas prefeituras, também recursos financeiros para recuperação de pontes e estradas.

Sobre FPM, ontem o governo federal anunciou repasse da cota extra ainda neste mês, no entanto, receberão dinheiro apenas aos 47 municípios reconhecidos em situação de calamidade pública em razão das enchentes. Porém, o presidente da Famurs, Luciano Orsi, pediu que a União inclua todos os municípios gaúchos no repasse da cota extra do Fundo de Participação dos Municípios.

Amuplam

A Associação dos Municípios do Planalto Médio, com sede em Ijuí, vai estar representada na Marcha a Brasília, na próxima semana, pelos prefeitos de Nova Ramada, Marcus Bandeira, e de Panambi, Daniel Hinnah.

O prefeito de Nova Ramada é presidente da própria Amuplam, portanto, também vai representar a mencionada entidade. Já Daniel Hinnah vai aproveitar para estar em nome da rota turística Água, Culturas e Sabores, da própria associação, e ainda como integrante dos consórcios da região.

Em âmbito de Confederação Nacional dos Municípios, o evento vai debater discussões a respeito de reforma tributária, redistribuição dos royalties do petróleo e os desastres enfrentados pelos Municípios do país. Também haverá espaço para capacitação de gestores públicos, em arenas técnicas. A Rádio Progresso vai estar presente da Marcha dos Prefeitos, em Brasília.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí