Cada um dos 10 municípios da Amuplam, com sede em Ijuí, pode avaliar de maneira particular a flexibilização ou não do uso de máscaras por parte da população. O encaminhamento foi dado hoje, durante reunião virtual da Associação dos Municípios do Planalto Médio, coordenada pelo presidente da entidade e prefeito de Ajuricaba, Ivan Chagas.
A recomendação é que as prefeituras analisem a situação epidemiológica local da Covid, com possibilidade de optar pelas regras fixadas pelo Estado, que desobrigou a utilização de máscara em ambientes abertos, ou adotar medidas próprias. Até agora, os municípios de Condor, Ijuí e Panambi emitiram decretos que tornam opcional o uso de mascaras.
Os municípios de Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Coronel Barros, Jóia, Nova Ramada e Pejuçara aguardam publicação de decreto do governo gaúcho sobre o tema, por isso, nesses últimos municípios o item de proteção segue obrigatório. Conforme a Amuplam, caso seja necessário ou se houver mudança nos dados estatísticos para uma situação mais preocupante da Civid, as decisões poderão ser reavaliadas pelas prefeituras.