Na manhã desta sexta-feira, 15, André Guedes Ruschel, natural de Santo Ângelo e diretor regional da Microsoft, falou à Rádio Progresso de Ijuí sobre sua participação no Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025. Ele foi aprovado na categoria de inscrição individual, conforme lista divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na quinta-feira, 08.
Ruschel se inscreveu de forma voluntária e sem vínculos políticos, com interesse em analisar tecnicamente os códigos-fonte da urna eletrônica, estimados entre 20 mil e 40 mil linhas. O processo inclui a assinatura de um termo, elaboração de um plano de testes dentro das premissas do edital e análise controlada do sistema, etapas que serão realizadas antes do retorno a Brasília.
O especialista participa pela primeira vez do teste, mas buscou informações com profissionais que já estiveram no processo. Ele pretende realizar a análise técnica sem qualquer cunho político e ainda aguarda o termo que definirá as condições de divulgação das conclusões.
Ao todo, 148 inscrições foram habilitadas nesta nova lista, após análise de recursos de candidatos não selecionados na primeira fase. O Teste Público da Urna será realizado de 1º a 5 de dezembro, na sede do TSE, reunindo especialistas em Tecnologia da Informação para avaliar sistemas e componentes da urna eletrônica e contribuir para a segurança e transparência do processo eleitoral.