O índice de infestação predial do mosquito Aedes aegypti em Ijuí está menor que 2%, considerado baixo. Rogério Santi, supervisor de campo da área ambiental da prefeitura, ressalta que neste mês foi detectado um novo caso de dengue no município. Além disso, há 15 situações em investigação.
Para combater o inseto, que também transmite a febre chikungunya e o zica vírus, é preciso, especialmente, evitar água parada. Para ajudar a comunidade nesse trabalho, a prefeitura ijuiense realiza mutirões de limpeza. Hoje, o dia todo, a ação vai ocorrer nos bairros Colonial e 15 de Novembro. O ponto de encontro de profissionais e comunidade vai ser no ambulatório do Colonial. Rogério Santi explica sobre mutirões realizados este mês em outros pontos da cidade. (Abaixo, áudio de Rogério).
Para o mutirão de hoje nos bairros Colonial e 15 de Novembro, haverá auxílio através de uma retroescavadeira e um caminhão da prefeitura de Ijuí. Na próxima segunda-feira, 26, o mutirão vai ocorrer nos bairros Independência e Tiarajú. Já quinta-feira, 29, o mesmo trabalho vai acontecer nos bairros Modelo e Novo Leste.

Coleta de materiais em Ijuí