Hoje começa o ano letivo para alunos nas escolas municipais de Ijuí. Os 26 educandários contam com mais de 8.200 estudantes. Isso abrange a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A única escola municipal ijuiense com Ensino Médio é o Imeab, que congrega 1.540 alunos em 62 turmas. Há turmas desde a educação infantil até o Ensino Médio. O Ensino Médio do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil possui o Ensino Técnico em Agropecuária. Nesse caso, os estudantes têm aulas práticas na Escola Fazenda, ao lado do parque Wanderley Burmann.
Durante as férias dos estudantes a administração ijuiense realizou melhoria na estrutura dos educandários. Uma das principais melhorias foi efetuada no Imeab, onde ocorreu construção de uma subestação de energia elétrica, além da troca de transformador. Já a escola Soares de Barros passou por reforma na rede elétrica. Além disso, houve conclusão de obras na Escola Ruy Ramos, que teve reformas na cozinha e refeitório. A escola Deolinda Barufaldi, do bairro Alvorada, da mesma forma, teve obras.
Celulares
Os estudantes das escolas municipais de Ijuí vão se deparar com restrição do uso de telefones celulares a partir de hoje nos educandários, com o início do ano letivo. Inclusive, a secretaria de Educação de Ijuí publicou portaria que regulamenta o uso desses aparelhos.
A medida segue lei federal. Os alunos não poderão portar ou utilizar celulares durante as aulas, intervalos, recreios e atividades escolares. No entanto, há exceções, como o uso em atividades pedagógicas planejadas e supervisionadas, para acessibilidade e inclusão, e em casos de necessidade de saúde, desde que justificados e comunicados à escola.
A norma também orienta que professores e demais profissionais evitem o uso de dispositivos eletrônicos em sala de aula e no horário de trabalho, salvo para fins pedagógicos ou administrativos previamente acordados.
No caso do Imeab, a diretora, Fabiana Boff Grenzel, disse que as famílias dos alunos vão ser avisadas sobre os dias em que os celulares serão utilizados em sala de aula. Se o estudante levar o telefone em dias não necessários, o aparelho será recolhido pelo Imeab e entregue aos pais ou responsáveis.