O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (09) a Campanha do Agasalho 2019. O objetivo é arrecadar roupas e cobertores para aquecer as pessoas mais necessitadas no inverno. Alimentos não-perecíveis e cestas básicas também podem ser doados. A prioridade é arrecadar peças para crianças e bebês, cuja demanda é mais elevada e o volume de doações costuma ser menor. Neste ano, o lançamento ocorre mais cedo para antecipar a chegada do frio intenso no Rio Grande do Sul. Em campanhas anteriores o lançamento acontecia em junho ou julho.
As doações podem ser feitas em quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros e nas coordenadorias regionais da Defesa Civil. Em municípios do interior, assim como em Ijuí, quem deseja fazer as doações também pode procurar as prefeituras. No lançamento no Palácio Piratini, as primeiras-damas de diversas cidades estiveram presentes, incluindo Jussara Bonamigo Heck, primeira-dama de Ijuí. Parceiros da campanha, como o Supermercados Zaffari, Farmácias São João e unidades do Sesc terão pontos de coleta espalhados pelo Estado. Pela primeira vez, a campanha vai realizar a contagem de donativos recebidos nos pontos de coleta espalhados pelo interior.
Neste ano, a Campanha do Agasalho traz o seguinte tema: “cada roupa tem a sua história. E cada história pode ter um outro final.” A estratégia da comunicação é sensibilizar os cidadãos a contribuírem com doações, principalmente as crianças para pressionarem os pais a ajudar. A secretária de comunicação Tânia Moreira ressaltou que a campanha também pretende orientar as pessoas a doarem agasalhos, cobertores e calçados em bom estado, que possam ser utilizados por quem receberá as doações. Segundo a secretária, isso facilita o trabalho da Defesa Civil que separa as peças em bom estado daquelas que não tem mais serventia. Após a triagem e organização, as doações serão encaminhadas para vítimas de desastres naturais, instituições beneficentes e famílias carentes. Também são beneficiadas ONGs, Apae, casas de passagem, instituições religiosas que fazem serviço assistencial, asilos e instituições que acolher menores em situação de vulnerabilidade social.
O Governador Eduardo Leite participou do ato de lançamento e inaugurou a campanha fazendo a primeira doação. Inspirado pelo tema deste ano de que toda roupa tem uma história, ele contou a dele. Ao doar uma jaqueta verde, Leite relembrou da campanha eleitoral no ano passado. Em uma das primeiras gravações, ele estava na rua e desprevenido sem ter levado um agasalho. O governador relatou que pediu aos colegas irem em uma loja comprar um casaco e trouxeram a peça doada hoje. A jaqueta acompanhou Eduardo Leite durante toda a campanha, trazendo a vitória e o governador espera que o agasalho dê sorte a quem receber. Ele ainda destacou a importância do início da campanha ser antecipado para mobilizar as pessoas a fazerem as doações desde cedo e assim, quem necessita de agasalho pode receber as roupas antes do inverno chegar com mais rigor.
A cerimônia no Palácio Piratini foi comandada pela pequena Martina, que anunciou as falas da secretária de comunicação do Estado Tânia Moreira, a secretária do trabalho e assistência social Regina Becker, o coordenador da Defesa Civil coronel Julio César Rocha Lopes, além do governador. O grupo Tholl de Pelotas e a cantora Luiza Barbosa, vice-campeã do The Voice Kids, interpretando sucessos de Elis Regina encerraram o ato.