Busca rápidaX


MANCHETES

Anúncio de medidas para agricultura do RS, em razão das enchentes, foi tímida, segundo Fetag

19 de julho de 2024

A visita do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira e do ministro da Agricultura, Carlos Favaro trazia muita expectativa para a Fetagb – Federação dos Trabalhadores na Agricultura -do Rio Grande do Sul, que esteve durante a semana em Brasília com inúmeras negociações, visto os prejuízos causados pelas recentes chuvas e enchentes.
Contudo, os anúncios realizados ontem, 18, quando as entidades e lideranças política estiveram reunidas, foi muito tímido, segundo o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva. Durante a reunião os ministros se comprometeram a enviar ao Congresso Nacional, até o dia 30 deste mês, uma medida provisória que visa atender a pauta dos agricultores do Pronaf e do Pronamp que enfrentam o endividamento após os eventos climáticos extremos no estado. A MP prevê descontos e renegociação nos financiamentos agrícolas, benefícios para aqueles que tiveram perdas parciais e até anistia para os que sofreram perdas totais.
Joel destaca que a Fetag está ativamente engajada nesse processo. Durante toda a semana, a entidade esteve representada em Brasília pelo vice-presidente, Eugênio Zanetti, pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Roque Gonzales, Márcio Langer e pelo engenheiro agrônomo Kaliton Prestes. A estada da Federação na capital nacional tinha um objetivo: fazer o governo federal entender a gravidade do problema enfrentado pelos agricultores gaúchos e pressionar para que medidas fossem anunciadas.
A visita dos ministros e os anúncios podem ser considerados resultados da pressão da Fetag-RS em Brasília. “O compromisso assumido pelos ministros é um passo importante para aliviar a situação dos produtores endividados, oferecendo-lhes um suporte necessário para superar as dificuldades enfrentadas. A medida provisória, ao conceder descontos e anistias, trará um alívio financeiro essencial, mas caso não for publicada até o dia 30 de acordo com o que foi anunciado, a Fetag liderará as mobilizações, convocaremos os agricultores para irem para a rua mais uma vez” afirma o presidente da Fetag-RS.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Fetag