Busca rápidaX


MANCHETES

Ao falar na RPI, integrante da SBP defende começo imediato de vacinação Covid em crianças

3 de janeiro de 2022

Municípios aguardam protocolos do Ministério da Saúde para começar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid. A imunização já está autorizada, com o medicamento Pfizer. Conforme o Pediatra, Ricardo Queiroz Gurgel, membro do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, a entidade emitiu mais de um documento a favor da vacinação antiCovid em menores de idade.

Ao falar na RPI, disse que todas as instituições de saúde que conhece se manifestaram, também, em apoio ao mesmo trabalho. Além disso, vários Estados, inclusive o Rio Grande do Sul, não vão exigir prescrição médica para a mencionada atividade. Gurgel observa que a vacina para criança é segura, tanto é que já ocorreu aplicação de mais de 10 milhões de doses em menores de idade no mundo, sete milhões dessas, nos Estados Unidos.

O Pediatra frisa que para o Brasil pensar em ter cobertura vacinal ideal e inibir a circulação do Coronavírus, é fundamental imunizar as crianças. Caso contrário, o país poderá registrar novas ondas da doença. O integrante da Sociedade Brasileira de Pediatria ainda observou na Progresso que é urgente iniciar a aplicação da dose da Pfizer em crianças para que no início deste ano letivo o maior número de alunos esteja com o medicamento. Porém, a tendência é que no começo das aulas as crianças não estejam com a segunda dose, o que é bastante perigoso. O médico aproveitou para enfatizar que a imunização contra a Covid não interfere nas outras vacinas para crianças e os efeitos adversos no organismo dos menores de idade são os mesmos que ocorrem em adultos.

Ricardo Queiroz Gurgel criticou a consulta pública realizada pelo Ministério da Saúde, que visa ouvir opinião dos brasileiros sobre a importância da imunização antiCovid em crianças. Para ele, isso vai permitir que poucas pessoas opinem, especialmente os negacionistas, ou seja, aqueles que são contra a vacinação Covid. Até outubro do ano passado, em torno de 300 crianças morreram por Coronavírus no Brasil, número maior que qualquer outra patologia. Para finalizar, Gurgel esclareceu que já há países que efetuam testes da vacina Covid para crianças a partir dos 3 anos.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí