A quinta-feira (23) será marcada pelo retorno das aulas presenciais aos 245 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Apae de Ijuí. Segundo a diretora da escola, professora Magali Franco, serão 245 alunos retornando às salas de aula, desde a educação infantil, ou seja, a partir dos quatro anos, até o grupo Conviver, formado por idosos de até 85 anos. Os alunos serão divididos por turmas de alfabetização, EJA, educação infantil e grupo Conviver.
Segundo Magali Franco, a equipe passou por uma formação, entre os dias 15 e 17 de fevereiro, cujo tema de trabalho foi voltado ao planejamento ideal e o planejamento real. Em entrevista à Rádio Progresso, a educadora frisou que, quando se pensa em educação especial, é necessário ressignificar o que é o ideal e o que é real para cada aluno, por isso, o foco de 2023 será voltado ao planejamento individual de cada estudante, incentivando as potencialidades e habilidades de cada um.
A coordenação da escola de educação especial está confiante com os resultados de 2023 e atribui muito disso ao retorno das aulas presenciais, após o período pandêmico. “A educação nasceu para ser presencial, trabalhar no olhar, no toque, na presença, no calor humano” afirma Magali.
No decorrer do ano, a equipe pedagógica da Apae vai seguir investindo em formação continuada, segundo Magali Franco.