Mudança no sistema de votação da Consulta Popular deste ano pode ser um dos motivos para a baixa participação de eleitores no processo. Durante entrevista nesta quarta-feira na RPI, a presidente do Comude – Conselho Municipal de Desenvolvimento de Ijuí – Dóris Montardo, ressaltou que ao acessar o site é preciso fazer um cadastro que, mesmo de forma rápida, pode causar transtornos para os votantes. A votação precisa ser feita pelo endereço eletrônico consultapopular.rs.gov.br. O eleitor deve ter em mãos o CPF e título de eleitor.
O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, tem cinco projetos na lista de votação. São eles, aquisição de veículos para a Emater, apoio para pequenas empresas e microempreendedores individuais, apoio a agroindústrias familiares, qualificação de pessoal e aquisição de material para oficinas com idosos, além do incentivo à bacia leiteira. O eleitor vota em apenas um projeto. No mínimo 2% do eleitorado de cada município precisa votar na Consulta Popular para que o município possa receber dinheiro do Estado em 2022.
Dentre os 11 municípios do Corede Noroeste Colonial, o último levantamento, divulgado nesta tarde, aponta que apenas Ijuí ainda não conseguiu a votação mínima. Ijuí tem participação de 1,64% dos eleitores. No caso de Ijuí, hoje, o dia todo, tem um computador com uma pessoa para orientar na votação da Consulta Popular no hall de acesso à prefeitura. Inclusive, esta quarta-feira é o último dia de votação na Consulta Popular.
