Projeto que iniciou há cerca de 10 anos no Rio Grande do Sul, pela região de Erechim, vai ser implantado em Ijuí. Trata-se de um aplicativo com as coordenadas sobre propriedades rurais. Intitulado de GPS Campeiro, o APP está em fase final de formatação entre a secretaria de Desenvolvimento Rural de Ijuí e Emater.
O extensionista da Emater, Edewin Bernich, frisa que na próxima quinta-feira deverá começar uma série de reuniões no interior, especialmente em sedes de distritos, a fim de explicar o programa para agricultores, escolas, igrejas, dentre outros segmentos. No mesmo momento os produtores poderão decidir ou não em participar. Em caso afirmativo, o agricultor precisa assinar autorização para o sistema incluir o georreferenciamento da respectiva propriedade, ou seja, as coordenadas de endereço. Porém, já é possível fazer essa autorização. É só comparecer no escritório local da Emater em Ijuí ou na secretaria de Desenvolvimento Rural.
Edewin Bernich explica que cada propriedade vai ter um número de identificação. Esse dado o morador do interior vai ter que informar para a Brigada Militar, Samu ou Corpo de Bombeiros em caso de chamada por conta de algum problema de segurança pública ou saúde. Os veículos da segurança e Samu terão o aplicativo GPS Campeiro instalado que vai indicar o exato local da ocorrência, para que a equipe chegue mais rápido a fim de fazer o atendimento. A finalidade é, justamente, agilizar averiguação de casos de segurança ou saúde. Terça-feira que vem haverá lançamento do aplicativo na prefeitura de Ijuí.