Busca rápidaX

Após confirmação de gripe aviária no RS, presidente do setor afirma à RPI que não há risco de desabastecimento

19 de maio de 2025

Após o anúncio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na última sexta-feira (16) sobre a detecção de casos de gripe aviária em aves comerciais no Estado, a Rádio Progresso conversou hoje (19) com o presidente executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos.
Ele afirmou que não há riscos de desabastecimento de carnes de frango e ovos para o consumo no Rio Grande do Sul e no Brasil. Além disso, durante a entrevista, o presidente mencionou que não há riscos de prejuízo comercial, já que existe estoque suficiente para abastecer o mercado interno, medida que, segundo ele, pode garantir que esses produtos não sofram elevação nos preços. José Eduardo dos Santos também mencionou as medidas adotadas para conter o avanço e propagação da doença.
“Em um primeiro momento estamos trabalhado com barreiras sanitárias para controlar o trânsito, procedimentos preconizados em caso de emergência sanitária, além da restrição total de acesso ao estabelecimento onde foi detectado a Influenza. Os profissionais que estão trabalhando no local estão orientados e protegidos com equipamentos de proteção” afirma.

Por fim, o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura tranquilizou a população, afirmando que tanto o setor quanto os serviços oficiais estão atentos e adotando todas as medidas de segurança necessárias, e reforçou que não há riscos no consumo de carne de frango e ovos. Sobre as exportações suspensas, José Eduardo dos Santos enfatizou que o período de 30 dias  contenção do foco tem um papel importante no caminho dessa retomada, pois nesse prazo, o que deve ocorrer em relação aos preços da proteína no mercado interno é estabilidade. Falou também que o setor já vinha de um momento de cautela desde as enchentes e o caso da doença de Newcastle do ano passado, o que impactou o plano de produção e de exportação.

Ouça abaixo a entrevista completa: 

Fonte: RPI / Foto: Agência Brasil
error: Conteúdo protegido!