Busca rápidaX

MANCHETES

Após mais de 10 paradas cardíacas no nascimento e com quatro defeitos no coração, ijuiense Ayla Kovaleski luta pela vida

26 de outubro de 2022

Depois de mais de 10 paradas cardíacas durante o nascimento, seguidos de 40 dias hospitalizada na UTI, a pequena Ayla Maria Krebs Kovaleski, que nasceu de forma prematura, segue lutando pela vida. Nessa quarta-feira (26) a mãe da bebê, Vanessa Krebs, relatou à reportagem da Rádio Progresso sobre a situação que a família enfrenta. Vanessa estava grávida de gêmeos e perdeu um dos bebês durante a gestação.

Ayla tem quatro meses e é portadora de Síndrome de Down, e desenvolveu uma má formação que causa quatro graves defeitos no coração. Chamada Tetralogia de Fallot, a doença faz com que o coração de Ayla tenha batimentos cavalgados, estenose na veia aorta pulmonar, três buracos na cavidade e válvulas invertidas. O caso é grave e só pode ser minimizado diante de cirurgia. Para realizar o procedimento, previsto para a semana que vem, com duração de seis horas, a família está em Porto Alegre realizando uma série de exames.

No entanto, desde o nascimento da bebê, a família, composta somente pela mãe Vanessa e pelo pai Sandro, precisou se deslocar ao menos uma vez por mês à capital para o tratamento. Vanessa, que trabalhava numa farmácia de Ijuí, precisou pedir demissão para dedicar 24h do dia aos cuidados com a filha. O pai, Sandro, 49 anos, é caminhoneiro de uma empresa e precisou se afastar da função para dar suporte a filha e a esposa, em Porto Alegre. Diante da situação, ele também teme perder o emprego. Atualmente o casal tem uma despesa de aproximadamente R$ 2500 por mês, entre viagens, alimentação e hospedagem. Para dar conta do tratamento, a família realiza uma ação solidária, através de uma rifa cujo número está a venda no valor de R$ 10,00.

Sobre a cirurgia, a possibilidade é de correção total, mas ainda assim, todos os anos Ayla vai precisar ir até Porto Alegre para acompanhamento.

A mãe de Ayla contou à nossa reportagem que o casal lutou muito pela gravidez. “Meu esposo tirou um câncer há quatro anos e fez quimioterapia e até hoje faz acompanhamento, daí prejudicou a parte hormonal dele e a única solução foi fertilização. Juntamos três anos dinheiro e conseguimos realizar o sonho de sermos pais na primeira tentativa”.

Quem quiser ajudar a família com qualquer valor em dinheiro pode fazer pix para o CPF 828 618 200 63. A rifa está disponível nos seguintes pontos de venda: Hotel Vera Cruz, com Isabel, Posto Ipiranga de Bozano, com Elenice, Loja Jeans na Rua 13 de Maio, Salão Infinity da Lu, lojas Benoit próxima da antiga rodoviária.

Fonte: RPI