Durante a 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que ocorreu no último dia 3, em Ijuí, o professor Roberto Carbonera, do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, apresentou um estudo que preocupa a população de Ijuí. A pesquisa indica que foram encontrados 10 tipos de agrotóxicos no ponto de coleta da Corsan no Rio Potiribú. Destes 10, conforme a pesquisa, seis ainda estão presentes na água que sai pelas torneiras para consumo. Em entrevista à Rádio Progresso nesta manhã, o professor detalhou a pesquisa:
A partir desses dados encontrados na pesquisa, Carbonera afirma que é necessário aperfeiçoar o processo de tratamento da água:
Também nesta manhã, a reportagem da RPI ouviu o Gestor de Relações Institucionais da Corsan na região das Missões, João Batista Corin da Rosa. Segundo ele, o monitoramento da água ocorre regularmente e todos os resultados atendem os padrões de potabilidade exigidos pela legislação:
O Secretário do Meio Ambiente de Ijuí, Yur Pilissão, também se manifestou sobre o tema em entrevista nesta manhã, ele considera a pesquisa importante, mas disse que a pasta acompanha o monitoramento da qualidade da água, e que enquanto Secretaria do Meio Ambiente, garante que á água para consumo humano em Ijuí está dentro dos padrões de portaria estabelecidos pelo Ministério da Saúde:
Ouça abaixo as entrevistas completas realizadas nesta manhã no programa Rádio Ligado:
Professor Roberto Carbonera, autor da pesquisa:
Gestor de Relações Institucionais da Corsan na região das Missões, João Batista Corin da Rosa:
Secretário do Meio Ambiente, Yuri Pilissão: