Busca rápidaX


MANCHETES

Apromilho espera manutenção ou leve alta de área na safra deste ano

2 de setembro de 2019

A Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul acredita em manutenção ou leve alta na área de milho na primeira safra deste ano, em relação a 2018. Em entrevista hoje pela manhã na Progresso, o presidente da Apromilho, Ricardo Meneghetti, ressaltou que a Emater projeta crescimento de 1% no plantio do cereal, o que pode se concretizar. Porém, esclarece que algumas empresas registram queda de até 20% no volume de vendas de sementes de milho. Já outras constatam aumento de 1,5 a 3%.

Diante disso, a área com milho para grão no Rio Grande do Sul deve ficar em 750 mil hectares e para silagem em torno de 350 mil. No entanto, Ricardo Meneghetti observa que existe expectativa por aumento de produção por hectare.

Na mesma entrevista na RPI, destacou que é urgente a implantação de um programa de incentivo ao milho, o que já está em debate na secretaria estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Meneghetti entende que é preciso garantia que o agricultor vai colher resultados.

Além disso, esclareceu que atual safra está 11% mais cara que a safra 2018/2019. Ele acredita que em breve haverá milho resistente a pragas e fungos de armazenagem. Por fim, Ricardo Meneghetti frisou que o milho produzido no Rio Grande do Sul não é suficiente para abastecer o Estado, o que demostra que há mercado para a cultura.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí