Foi aprovado na última semana, o projeto de lei que institui o Cordão de Girassol, como símbolo das deficiências ocultas no município de Santo Ângelo. Com isso, a cidade avança mais um passo em defesa dos direitos dos portadores de necessidades especiais.
O projeto de Lei de autoria do vereador Nader Awad (PSD), foi apreciado no Plenário Juarez Alves Lemos e teve aprovação unânime entre os vereadores. A iniciativa busca gerar visibilidade aos portadores de deficiências ocultas em Santo Ângelo.
Segundo o vereador Nader, com a identificação dos portadores de deficiências ocultas, os estabelecimentos públicos e privados poderão identificar e desenvolver um atendimento prioritário mais ágil, através de serviços individualizados que assegurem tratamento diferenciado e imediato às pessoas que portarem o Cordão de Girassol.
Estão contemplados no projeto de lei os portadores das seguintes deficiências e/ou distúrbios: Autismo, Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH), Síndrome de Tourette, Doença de Crohn, Demência, Colite Ulcerosa; Pacientes ostomizados; transtornos psiquiátricos, tais como: ansiedade: síndrome do pânico e psicoses, Deficiência Intelectual, Fibrose Cística e deficientes auditivos.
Após aprovação, o projeto foi encaminhado ao Executivo Municipal para que seja sancionado pelo prefeito Jacques Barbosa.