Busca rápidaX


Aproveitamento da soja na alimentação humana é incentivado na região de Santa Rosa

16 de março de 2022

Grupos organizados de mulheres de Cândido Godói mobilizaram-se para participar da seletiva municipal do Festival de Pratos Derivados de Soja, ação promovida pela Emater/RS-Ascar, Cooperativa Mista São Luiz Ltda (Coopermil) e Comissão de Soja e Derivados da Fenasoja 2022 em 45 municípios da região de Santa Rosa. A intenção é divulgar o uso diversificado e saudável da soja na alimentação humana, estimulando a criatividade e a valorização da identidade gastronômica local, aliada ao principal grão produzido na região. A fase municipal de Cândido Godói reuniu mais de 70 pessoas nesta terça-feira (15/03), na sede da Associação dos Professores (Aprocan). O evento teve apoio da Prefeitura de Cândido Godói, Associação Municipal das Mulheres Rurais (Ammur) e Unijuí.

Na oportunidade, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir a abordagem da professora do curso de Nutrição da Unijuí, doutora Eilamaria Libardoni Vieira, sobre a alimentação saudável como um caminho para a qualidade de vida, enfatizando também a preocupação com o contexto de insegurança alimentar. “Aprendemos a produzir a soja para vender para a indústria. Consumi-la nas receitas cotidianas é um hábito a ser criado, que pode ser muito benéfico quando conhecemos suas formas de aproveitamento e contribuições com a saúde”, destaca Eilamaria. “A soja pode auxiliar na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, diminui os sintomas da menopausa e da TPM, reduz o risco de câncer de mama e de próstata, previne e retarda a osteoporose, reduz os níveis de glicose no sangue dos diabéticos, auxilia no emagrecimento e na memória, age na proteção do fígado, retarda o processo de envelhecimento precoce e protege a pele e os cabelos”, complementou Eilamaria.

A importância de resgatar as memórias afetivas e valorizar o consumo de alimentos da agricultura familiar, cuja origem é conhecida geralmente através de cadeias curtas, também foi lembrada. “É importante que habilidades culinárias e o conhecimento seja passado de geração em geração, isso permite que alimentos que são produzidos no local, in natura e minimamente processados, façam parte da base de uma alimentação equilibrada, que valoriza a identidade local e contribui para um sistema justo e sustentável”, reiterou a professora, que também é agricultura e nutricionista.

Neste sentido, no final de sua abordagem, em forma de pergunta, deixou a reflexão: “quais as habilidades culinárias sobre o consumo da soja deixamos para nossos filhos, netos e amigos?”

Versatilidade e criatividade na fase municipal
Foram 29 pratos apresentados na fase municipal do Festival de Cândido Godói, comprovando a versatilidade do uso da soja em receitas do cotidiano. Pudins, bolos, croquetes, pasteis, bolachas, pães, palitos, entre outras receitas, tiveram a soja como protagonista em seus ingredientes. “Percebemos que a criatividade é um dos pontos fortes nas seletivas que estão sendo realizadas. O Festival tem sido uma grande oportunidade de mostrar a versatilidade da soja e as características de cada município”, destacou a extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto, ao parabenizar também o envolvimento dos grupos organizados de mulheres, que recebem assessoramento da extensionista Elizane Kin.

Ao avaliar a mesa posta com 15 pratos salgados e 14 doces, a educadora social da Coopermil, Neca Bao, comentou que busca estimular o uso diversificado da soja, através de seu trabalho, desde 1973 e se diz muito feliz em perceber a evolução do reconhecimento da soja na alimentação humana.

O prefeito Valdi Luis Goldschmidt também parabenizou as participantes, lembrando que a iniciativa demonstra as múltiplas habilidades que as mulheres têm ao mesmo tempo, que valoriza a soja, que faz parte da nossa história e também é base de nossa economia. “Ainda temos muito o que avançar no aproveitamento da soja em nosso dia-a-dia”, destacou.

Foram sorteados para representar o município de Cândido Godói, na fase regional do Festival de Pratos Derivados de Soja, o croquete elaborado por Helena Rogoski e o bolo de maçã, feito por Rozane Acker, ambas integrantes da Ammur. A fase regional acontece durante a programação da Fenasoja 2022, no dia 5 de maio, a partir das 14h, com a participação de 45 municípios.

Fonte: Emater/RS-Ascar