Busca rápidaX


MANCHETES

Área de trigo reduz 25 mil hectares na região de Ijuí, mas fica semelhante a média histórica

3 de agosto de 2023

O plantio do trigo está concluído dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí. São 363 mil, 330 hectares, 5.130 hectares a mais que o previsto, mas 25.330 hectares a menos que o ano passado.

O agrônomo, Gilberto Bortolini, explica que essa redução de área em relação a 2022 não é muito expressiva se considerar que na safra passada o total de hectares com trigo ficou bastante acima do normal, especialmente por conta do bom preço pago ao agricultor, em torno de 84 reais a saca. Em 2022, a região de Ijuí teve a maior área de trigo dos últimos anos, com 388 mil, 660 hectares. Em 2021 foram 312 mil e em 2020, cerca de 270 mil hectares com o cereal nos 44 municípios. Nessa safra, a diminuição de trigo nas lavouras se deve ao custo alto de produção e queda no preço para o produtor, em torno de 66 reais a saca.

Bortolini esclarece que a regional da Emater, sediada em Ijuí, congrega cerca de 1/3 da área de trigo no Rio Grande do Sul. Alguns poucos produtores já colheram pequenas áreas de trigo, com rendimento máximo de 40 sacas. No entanto, o percentual é inexpressivo para contabilização como dado mais concreto de colheita. São áreas colhidas, por exemplo, em Ijuí, Três Passos e Tenente Portela, onde o cultivo aconteceu entre final de fevereiro e início de março, pois agora os agricultores vão plantar milho.

Por outro lado, Ijuí e região também verificam, no momento, colheita de poucas lavouras de aveia branca, com produtividade de 30 a 35 sacas por hectare. O agrônomo Bortolini observa que são áreas de aveia plantadas com pouca tecnologia.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí