O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, e a reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Nídia Heringer, assinaram na manhã desta quarta-feira, 26, a escritura de doação da área que sediará o futuro Campus da instituição de ensino superior no Município. O ato ocorreu no Tabelionato do município e teve a presença do vice-prefeito Piti Werle e da tabeliã Cláudia Parcianello.
Localizado na zona leste da cidade, o terreno tem 57.096,80 metros quadrados em área urbana e com toda a infraestrutura necessária de água, luz e acessos pavimentados. A área está orçada em R$ 8,56 milhões. A doação destina-se exclusivamente à implantação do campus do IFFar no município e a instalação deve ocorrer no local no prazo de até três anos, sob pena de reversão do imóvel ao Município de São Luiz Gonzaga. De acordo com a reitora Nídia Heringer, o IFFar deve iniciar a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada em São Luiz Gonzaga já em 2025. Os cursos regulares, como os técnicos integrados ao Ensino Médio, devem iniciar em 2026.
Até a construção da sede definitiva do IFFar na área doada, a instituição funcionará em sede provisória, no caso o prédio do CNEC, hoje fechado e cuja a compra está sendo tratada com a direção da instituição pela Administração Municipal. “A educação é um bem público, um direito de todos e temos a interiorização como uma das missões dos Institutos Federais”, destacou a reitora.
O prefeito Sidney Brondani disse que a implantação do campus do IFFar em São Luiz Gonzaga é um momento histórico para São Luiz Gonzaga e uma grande conquista para toda a região. “O IFFar vai propiciar a formação de cidadãos preparados para os novos desafios impostos pelo desenvolvimento da região, pois a educação é a base de tudo”, finalizou o prefeito, que é professor por formação.
Comunidade definiu os eixos tecnológicos do campus
A comunidade de São Luiz Gonzaga escolheu os eixos tecnológicos do novo campus do IFFar por meio de uma audiência pública, realizada no dia 5 de junho, e através de uma consulta pública feita por meio de um formulário eletrônico disponibilizado até o último dia 16 nos sites do IFFar e do Município. Os dois eixos escolhidos para o Campus São Luiz Gonzaga foram Comunicação e Informação e Ambiente e Saúde.
A definição dos eixos tecnológicos, que agora passarão por avaliação do Ministério da Educação, é o primeiro passo para a escolha dos cursos que serão oferecidos pela unidade. Confira abaixo os possíveis cursos vinculados aos eixos escolhidos:
Eixos Tecnológicos Potenciais
Informação e Comunicação
Téc. Computação Gráfica
Téc Informática e internet
Téc. Jogos digitais
Téc Telecomunicações
Téc Manutenção e Suporte Informática
Téc. Redes de Computadores
Ambiente e Saúde
Téc Enfermagem
Téc Saúde
Téc Análises Clínicas
Téc Meio Ambiente
Téc Radiologia
Téc Reciclagem