Do outro lado do país, no Norte do Brasil, uma turma de 26 artistas do Pará veio para Ijuí se apresentar na Expofest. A distância de quase 4 mil quilômetros não foi impeditivo para que o grupo Vaiangá trouxesse sua cultura para a região Noroeste do Rio Grande do Sul. A saída da capital Belém foi na terça-feira, dia 4. A chegada na Capital Mundial das Etnias na sexta-feira, dia 7. Ao todo, os corajosos paraenses percorreram 72 horas em um ônibus que não é leito.
Comandados por Nazaré do Ó, os artistas possuem apresentações até o próximo domingo, quando a feira termina. O grupo parafolclórico exibe a dança de roda típica do Pará, o carimbó. Durante entrevista à RPI, Nazaré, acompanhada do músico Gleidson Carrera falou sobre a experiência em participar do evento.
“Estamos muito felizes por estarmos aqui. Já tínhamos vindo para o Sul na cidade de Nova Petrópolis. Já conhecíamos o frio e antes de sairmos de lá avisei o pessoal para trazer bastante roupa”, brincou Nazaré, que é considerada mestra do Carimbó.
A comandante explica que o Vainagá já realizou apresentações internacionais. Em 1986, Nazaré foi a vencedora do 1º Canto das Águas do Mel, em Iraí. “Percorremos várias cidades do Brasil. Nos orgulhamos de mostrar a nossa cultura”, completou.