Busca rápidaX

MANCHETES

Artistas do Pará viajam mais de 70 horas para apresentações na Expofest

13 de outubro de 2022

Do outro lado do país, no Norte do Brasil, uma turma de 26 artistas do Pará veio para Ijuí se apresentar na Expofest. A distância de quase 4 mil quilômetros não foi impeditivo para que o grupo Vaiangá trouxesse sua cultura para a região Noroeste do Rio Grande do Sul. A saída da capital Belém foi na terça-feira, dia 4. A chegada na Capital Mundial das Etnias na sexta-feira, dia 7. Ao todo, os corajosos paraenses percorreram 72 horas em um ônibus que não é leito.

Comandados por Nazaré do Ó, os artistas possuem apresentações até o próximo domingo, quando a feira termina. O grupo parafolclórico exibe a dança de roda típica do Pará, o carimbó. Durante entrevista à RPI, Nazaré, acompanhada do músico Gleidson Carrera falou sobre a experiência em participar do evento. 

“Estamos muito felizes por estarmos aqui. Já tínhamos vindo para o Sul na cidade de Nova Petrópolis. Já conhecíamos o frio e antes de sairmos de lá avisei o pessoal para trazer bastante roupa”, brincou Nazaré, que é considerada mestra do Carimbó.

A comandante explica que o Vainagá já realizou apresentações internacionais. Em 1986, Nazaré foi a vencedora do 1º Canto das Águas do Mel, em Iraí. “Percorremos várias cidades do Brasil. Nos orgulhamos de mostrar a nossa cultura”, completou.