Busca rápidaX

Asfaltamento do restante da ERS 514 poderá ter desdobramentos ainda neste ano

26 de março de 2025

Prefeituras de Condor, Palmeira das Missões, Santo Augusto, Nova Ramada e Ajuricaba atuam em conjunto para tentar o asfaltamento da ERS 514, trecho ainda de estrada de chão, entre Ajuricaba e Palmeira das Missões, total de 67 quilômetros.

Nos últimos dias houve reunião na prefeitura de Condor. A via é conhecida como Estrada das Sementeiras. A obra conta com apoio da Frente Parlamentar em Defesa da ERS 514, criada para fortalecer o diálogo com o governo do Estado e acelerar o andamento do projeto.

Durante o encontro, os prefeitos reforçaram a importância estratégica da estrada, que liga municípios e facilita o escoamento da produção agrícola, especialmente de sementes, uma das principais bases econômicas da região. Os gestores também discutiram o andamento do projeto de engenharia, que está sob a responsabilidade dos municípios e é fundamental para que o processo avance em nível estadual.

Hoje pela manhã, durante entrevista na RPI, o prefeito de Condor, Rômulo Teixeira Carvalho, disse que o projeto existente de pavimentação é de 1994 e precisa de atualização. Diante disso, os cinco municípios por onde passa a ERS 514 se comprometeram em refazer o projeto, inclusive assumem o custo. No momento, está em discussão a forma de licitação, se vai ocorrer através da proposta de regime de contratação integrada, visto a nova lei de licitações, ou num outro sistema, por exemplo, via consórcio para definir empresa responsável pela atualização do projeto técnico.

O prefeito de Condor, na mesma entrevista na Progresso, frisou que o governador, Eduardo Leite, se comprometeu em colocar o asfaltamento do restante da ERS 514 no orçamento do Estado para esse ano. A projeção é de que a pavimentação asfáltica do que ainda resta da rodovia custe entre 180 milhões e 250 milhões de reais.

Rômulo Carvalho ainda observou que pela estrada acontece escoamento de grande parte da produção gaúcha de grãos, visto muitos agricultores e também pela existência de empresas sementeiras, especialmente em Condor, com produção de sementes certificadas de soja. Cerca de 27% dos grãos produzidos no Rio Grande do Sul passam pela rodovia.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!