O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial vai realizar assembleia microrregional, hoje à noite, em Ijuí, para debater projetos à Consulta Popular deste ano. O encontro vai acontecer no auditório da Associação Comercial e Industrial, com início às 19 horas e 30 minutos. Participarão Ijuí, Ajuricaba, Bozano, Catuípe e Nova Ramada.
A programação é direcionada para Conselhos Municipais de Desenvolvimento, entidades, instituições e demais integrantes das comunidades. Haverá indicação dos delegados para a assembleia do Corede Noroeste Colonial, que vai ocorrer dia 24 deste mês, à tarde, no campus da Unijui, a fim de definir os projetos que farão parte da cédula de votação da Consulta Popular do governo estadual.
A cada 10 participantes na assembleia microrregional, o município tem direito a eleger um delegado para defender os projetos no encontro regional. A eleição da Consulta Popular vai acontecer no próximo mês, quando os eleitores poderão eleger projetos para receber recursos do Estado em 2023.
Na assembleia desta noite em Ijuí, também serão discutidos os projetos propostas pela população através do aplicativo Colab e que agora passam por sistematização. Ontem pela manhã a mesma assembleia ocorreu em Augusto Pestana, junto com Jóia e Coronel Barros. Participaram cerca de 30 pessoas. Já à noite o encontro foi em Panambi, com Pejuçara e Condor, onde estiveram presentes em torno de 60 participantes.
A lista de votação da Consulta Popular do Corede Noroeste Colonial vai ter cinco projetos. Os três projetos mais votados receberão recursos. O montante para a região é de um milhão e 500 mil reais. A matéria para criação de um laboratório destinado à análise de alimentos e produtos desenvolvidos pelas agroindústrias já está certa que vai fazer parte da lista de votação da Consulta Popular no Corede Noroeste Colonial, pois recebeu o maior número de curtidas da comunidade, por meio do aplicativo Colab.