Busca rápidaX

Assessoria de Negócios do Sebrae RS é alternativa para retomada econômica dos pequenos negócios

1 de agosto de 2024

Entre 16.815 empreendedores pesquisados até o dia 11 de julho em todas as regiões do estado, 62% informaram que foram muito impactados pelos alagamentos de maio e 30% parcialmente atingidos. Os dados são da “Pesquisa de Impacto das Enchentes no RS”, realizada pelo Sebrae RS em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Desse total, quase 36% são microempresas, cerca de 28% microempreendedores individuais, 22% estão enquadrados como empresas de pequeno porte, 9% como médias empresas, 3,5% como produtores rurais e 1,34% como grandes empresas.

Para ajudar esses negócios afetados a se reerguerem, entre as ações que estão sendo colocadas em prática pelo Sebrae RS está a Assessoria de Negócios. Esta é uma opção oferecida para empresários que precisam de apoio para reestruturar e impulsionar seus empreendimentos após os alagamentos de maio. A Assessoria de Negócios é baseada na metodologia dos Small Business Development Centers (SBDC), programa da Small Business Administration (SBA), dos Estados Unidos. A metodologia propõe um assessoramento de longo prazo aos clientes, em uma carteira de relacionamento, com mensuração de impacto econômico.

Conforme a entidade, uma equipe de especialistas em pequenos negócios vai acompanhar os clientes, elaborando um plano de ação individual considerando as necessidades e prioridades de cada empresa, apoiando cada um em sua jornada de desenvolvimento e avaliando a evolução dos indicadores que serão acompanhados.

A região noroeste do estado não foi afetada diretamente, mas também sente os reflexos econômicos e sociais das enchentes, pois muitas empresas locais têm fornecedores ou clientes nas áreas atingidas. Além disso, o clima de incerteza gerado pelas inundações pode impactar negativamente o ambiente de negócios em todo o estado.

Eziane Augustin, Gestora de Atendimento Sebrae RS, destaca a importância dessa iniciativa. “O Sebrae RS está comprometido em oferecer um suporte contínuo e personalizado aos pequenos negócios. A Assessoria de Negócios visa não apenas a recuperação imediata, mas também a sustentabilidade e o crescimento a longo prazo dos empreendimentos afetados. Nosso objetivo é garantir que os empresários tenham as ferramentas e o conhecimento necessários para superar os desafios e prosperar em um cenário pós-crise”, salientou.

Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (55) 9 9980-0013. Uma equipe de atendimento está disponível para fornecer todas as orientações necessárias e esclarecer dúvidas, oferecendo um suporte personalizado e adaptado à realidade de cada empreendedor. Segundo Eziane, essa é uma oportunidade valiosa para fortalecer seu negócio com o apoio de especialistas comprometidos com o desenvolvimento econômico e social da região.

“Com o apoio do Sebrae, o principal objetivo da Assessoria de Negócios é garantir que as pequenas empresas, de forma geral, possam se reconstruir, sobreviver ou mesmo melhorar seu desempenho, mantendo sua operação, preservando empregos e aumentando o faturamento”, explica Susana Ströher, Analista de Competitividade Setorial e responsável pelo projeto no Sebrae RS.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Sebrae