Busca rápidaX

MANCHETES

Assistência Social de Ijuí destaca participação nos programas Família Acolhedora para Idosos e Deficientes e Família Gaúcha

22 de setembro de 2025

Na manhã desta segunda-feira, 22, a secretária de Assistência Social de Ijuí, Andreia Amorim, destacou a participação do município em dois programas voltados à proteção social: Família Acolhedora e Família Gaúcha.

Segundo a secretária, o Programa Família Acolhedora para Pessoas Idosas e Deficientes em Ijuí terá como foco o atendimento a idosos em situação de vulnerabilidade. O projeto vem sendo desenvolvido há dois anos por profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, e já foi aprovado pela Câmara de Vereadores.

As famílias interessadas em participar devem residir em Ijuí há pelo menos 12 meses, comprovar condições para acolhimento, apresentar certidão negativa de antecedentes criminais e ter idade entre 21 e 60 anos. Cada família cadastrada receberá auxílio mensal de aproximadamente um salário mínimo para oferecer cuidados a idosos, pessoas com deficiência ou com transtorno mental grave. O acompanhamento será feito pelo CREAS e pelos CRAS de referência. O programa segue aberto para inscrições durante todo o ano.

Uma equipe específica para o programa está sendo selecionada por uma empresa terceirizada, as inscrições de interessados podem ser feitas através do link: https://cieers.pandape.infojobs.com.br/Detail?id=2495846

Além disso, Ijuí foi incluída no Programa Família Gaúcha, lançado pelo Governo do Estado na última semana. O município terá 64 famílias selecionadas, a partir do Cadastro Único, para receber inicialmente auxílio emergencial de R$ 250,00.

O Família Gaúcha tem como meta acompanhar mais de 10 mil famílias em situação de vulnerabilidade em 92 municípios gaúchos, com investimento superior a R$ 120 milhões. A iniciativa prevê acompanhamento por agentes sociais, transferência de renda via Cartão Cidadão e estratégias intersetoriais nas áreas de saúde, assistência e educação.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!