Busca rápidaX

MANCHETES

Associação de municípios da região de Ijuí apresentará recurso para reverter bandeira vermelha sobre Covid-19

17 de julho de 2020

A Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam) está mobilizada e vai apresentar recurso junto ao Estado para tentar reverter a bandeira vermelha no sistema de distanciamento controlado para a Covid-19.

No final da tarde desta sexta-feira, 17, o governo gaúcho divulgou a prévia da nova rodada de bandeiras, para o período de 21 a 27 deste mês, ou seja, próxima semana. A região 13, que abrange a Amuplam, ingressou pela primeira vez na bandeira vermelha.

O presidente da Amuplam e prefeito de Pejuçara, Eduardo Buzzatti (foto), informou que desde o início da noite desta sexta-feira a entidade está mobilizada com todas as prefeituras, a fim de levantar dados e organizar a defesa. Também informou que houve contato com a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, para obter subsídios.

Eduardo Buzzatti adiantou que um dos argumentos a ser apresentado é de que a ocupação de leitos de UTI, na região de Ijuí, se dá por doenças diversas, porém, não há pacientes internados em tratamento intensivo por Covid-19.

No caso de Pejuçara, o prefeito observou que uma pessoa está internada e outra já deu alta e as duas testaram positivo para o novo coronavírus. Porém, ambas pacientes baixaram hospital por outros problemas de saúde.

O recurso pode ser apresentado junto ao Estado até às 6 horas de domingo, 19. Na segunda-feira, 10, o Executivo gaúcho vai avaliar os argumentos e anunciar se aceita ou não, com a definição da bandeira que passará a vigorar na terça-feira, 21.

Diante disso, até segunda-feira as regras permanecem as mesmas que vigoram nesta semana, por exemplo, a região de Ijuí com a bandeira laranja, que significa risco médio para a Covid-19. A região 13 na divisão do governo gaúcho no distanciamento controlado abrange os 11 municípios da Amuplam e mais nove da região Celeiro.

Critérios

Segundo a secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, a região 13 teve piora em dois índices: hospitalizações confirmadas por Covid-19 e número de leitos disponíveis de UTI. Com isso, na chamada média ponderada de todos os itens monitorados, Ijuí e os municípios da região ingressaram, por pouco, na classificação vermelha do sistema de bandeiras.

No Hospital de Caridade de Ijuí, por exemplo, 18 dos 20 leitos de terapia intensiva estão ocupados. Nas demais instituições de saúde, também não há vagas de UTI disponíveis. Segundo Valdir Heck, porém, não há pacientes com a Covid-19 internados em UTIs na região, o que não justificaria medidas mais restritivas. O chefe do Executivo ijuiense informou que o setor jurídico da prefeitura avalia a situação.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí