Trabalho desenvolvido pela Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ijuí já conseguiu recuperar quase 440 mil reais de empréstimos consignados ou outras formas de repasse de dinheiro para aposentados e pensionistas, sem solicitação dessas pessoas. O presidente da entidade, Leoveral de Oliveira (foto), ressalta que o resultado foi possível referente a ações desenvolvidas de um ano e meio para cá.
Durante entrevista na RPI, nesta manhã, ele observou que os aposentados são presas fáceis e pediu que essa população procure sacar os valores mensais de aposentadorias ou pensões nos bancos e, junto, imprima um comprovante dos benefícios para verificar se há inclusão inadequada de empréstimos ou outras cobranças.
Leoveral de Oliveira exemplificou que ontem uma aposentada esteve na associação, na Praça da República, e informou que recebeu um cartão de um sindicato dos aposentados, do Estado de São Paulo. O problema é que os aposentados não têm patrão para justificar a existência de um sindicato. E, geralmente, com um cartão está cobrança mensal de taxa, que varia de 20 a 40 reais. Leoveral de Oliveira ainda destacou que muitos aposentados e pensionistas têm dificuldade em lidar com a informatização dos benefícios, por isso, nem sabem o que é incluído nas contas.
Há situações que são encaminhadas para o Procon. Em outras, ocorre negociações com as financeiras, mas em vários casos acontecem processos via Justiça para evitar descontos irregulares nas contas de aposentados e pensionistas. O entrevistado também citou o caso de um aposentado que teve 10 mil reais em empréstimos sem requisitar.