Se depender da Associação dos Municípios do Planalto Médio, com sede em Ijuí, as aulas do atual ano letivo vão terminar à distância em escolas públicas estaduais e municipais, como já acontece, em razão da pandemia da Covid-19.
A decisão foi tomada ontem. Com isso, a Amuplam propõe não retornar às aulas presenciais neste ano. Sobre as escolas estaduais, as prefeituras não têm gerência sobre a realização das aulas. No entanto, as 11 prefeituras deverão estabelecer regras sanitárias que vão impedir a reabertura dos educandários, mesmo que o Estado defina pela retomada de atividades presenciais.
Por outro lado, a critério de cada Município, poderá ser autorizado o retorno das aulas presenciais em escolas privadas. Em Ijuí, a definição da retomada ou não das aulas na rede particular será divulgada nos próximos dias, após reunião do Comitê de Enfrentamento à Pandemia.
A Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – também definiu que neste ano não haverá retorno de aulas presenciais em escolas públicas. A Associação dos Secretários Municipais de Educação da Região Celeiro, por sua vez, também decidiu pelo não retorno às aulas presenciais neste ano em escolas públicas.
A Associação dos Municípios das Missões, da mesma forma, defende que este ano encerre com aulas a distância e seja organizado cronograma mais seguro para o próximo ano letivo.