A Cotrisal – cooperativa com sede em Sarandi – vai assumir 18 unidades da Cotrimaio. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente da Cotrisal, Walter Vontobel, disse que a cooperativa vai alugar estruturas da Cotrimaio somente da região de Três de Maio.
Com isso, a cooperativa de Sarandi não vai assumir as unidades de Pejuçara e Boa Vista do Cadeado, por fazerem parte de áreas de outras cooperativas. Walter Vontobel ressaltou que a atuação da Cotrisal vai começar dia 16 do próximo mês e atuar com recebimento de grãos, a partir dessa próxima safra de soja, além da venda de defensivos e fertilizantes. As áreas de supermercados e postos de combustíveis seguirão com a Cotrimaio.
Vontobel também explicou que a Cotrisal vai pagar créditos para cerca de quatro mil agricultores que têm recursos em atraso a receber da cooperativa, com sede em Três de Maio. Já a partir de 16 de novembro haverá início da quitação para cerca de mil e 500 associados da Cotrimaio.
Trata-se de dinheiro em razão da entrega, por parte dos produtores, especialmente de soja, milho e trigo. Com o valor do aluguel das unidades da Cotrimaio vai ser possível pagar 2/3 dos valores em atraso para os agricultores. Já a Cotrimaio vai quitar o restante, com dinheiro próprio.