A vereadora Bruna Gubiani, que integra o mandato coletivo entre legisladoras do PT e PCdoB em Ijuí, criticou o atendimento na área da saúde da cidade, em entrevista à Rádio Progresso na manhã desta terça-feira, 31.
Além da demora, a legisladora critica a falta do chamamento de servidores aprovados no recente concurso realizado e questiona o motivo de algumas promessas de campanha da atual administração ainda não terem saído o papel.
“Hoje a gente está ainda esperando uma promessa de campanha que era o ‘corujão da saúde’. Bom, até agora a coruja segue dormindo e ainda não acordou, porque nada disso está funcionando. Outro ponto em que nós abordamos é o atendimento no meio rural, uma vez que o município tinha quatro unidades de saúde no Chorão, Mauá, Alto da União e no Itaí, enquanto hoje, o único lugar que está atendendo o meio rural é o Mauá. E todas essas pessoas, nesse período de intensificação de sintomas respiratórios, acabam indo para um único local, que é o Centro de Triagem, que é totalmente inadequado também, porque pessoas grávidas, mães, idosos acabam ficando no relento e nada justifica, sob a alegação de precisarem estar em um espaço aberto, não haver abrigo para a chuva ou para o frio intenso que faz atualmente” expõe a legisladora.
Bruna também coloca como falta de preparo o período em que há superlotação das estruturas de atendimentos na cidade e cita que os gestores da saúde do município “pouco tem se aberto para ouvir os vereadores, ouvir indicações ou ouvir aqueles que já estiveram do outro lado do balcão”, aponta. Entre as reivindicações que mais chegam até os vereadores pela comunidade, está a questão do horário prolongado de atendimento na saúde, demanda muito recorrente entre os trabalhadores.
Confira a entrevista completa