A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE de Ijuí presta atendimento clínico e multiprofisisonal, beneficiando 730 usuários. São atendidas áreas como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, assistência social e programas de apoio especializado.
Os alunos matriculados na Escola de Educação Especial Recanto da Esperança, mantida pela APAE de Ijuí, são todos pessoas com deficiência intelectual. Entre os diagnósticos e estatísticas, estas crianças, jovens e adultos com síndrome de Down, deficiência visual, surdez, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Paralisia cerebral, síndrome Cornélia de Langue, síndrome alcoólica fetal, dificuldades de locomoção e usuários cadeirantes.
De acordo com os dados da instituição, são 730 usuários atendidos nos serviços de saúde, educação e assistência social. Dentre eles são 6 com deficiência visual, 429 com deficiência intelectual, 70 com deficiência física, 112 com deficiências múltiplas e 36 cadeirantes. Além disso são registrados 201 usuários com TEA, 30 com TDAH e 96 com atraso global do desenvolvimento.
Neste ano a APAE de Ijuí completa 55 anos, participando de campanhas e mobilizações de alcance nacional. Esta data reforça o compromisso da instituição, abrindo caminhos para garantir o atendimento a todos os usuários. Para o próximo sábado, 30, a APAE promove um baile no Gervi, com animação de Carol Banda Show.