O número de pacientes com suspeita ou confirmados para Covid-19 que procuram por atendimento na UPA- Unidade de Pronto Atendimento 24h de Ijuí tem aumentado, segundo o coordenador, enfermeiro Edgar Mói.
A procura é ainda maior, no entanto, no período da noite, das 19h às 7h, quando outros serviços da rede de atenção básica de atendimento do município não estão disponíveis, como o centro de triagem, por exemplo. Segundo Edgar Moi, a UPA precisou se reorganizar para garantir um atendimento seguro durante o período de pandemia. Por exemplo, para atender um paciente que apresentar sintoma da Covid, a Unidade de Pronto Atendimento já dispõe de um profissional logo na entrada, que faz um primeiro contato com a pessoa através de conversa. Se o paciente apresentar algum sintoma, ele já entra na UPA por outra porta, isolado dos demais.
Da mesma forma os profissionais que prestam o atendimento, passam por uma rigorosa higienização para somente depois atender os demais pacientes. Além disso, os espaços também passam por uma rotina de limpeza e desinfecção.
A situação também mudou no que se refere aos acompanhantes. Aos pacientes suspeitos de estarem com a Covid-19, só é permitido acompanhamento em caso de extrema necessidade, quando se trata de um menor de idade, idosos que necessitem acompanhantes ou alguém que possua alguma outra necessidade.
O coordenador da UPA comenta ainda que, por estarmos no período do inverno, é comum aumentar a procura por atendimento por parte de pessoas que apresentem doenças respiratórias ou sintomas gripais: diante do atual cenário, todos esses casos são tratados como suspeitos para o coronavírus, o que consequentemente acaba aumentando o número de notificações.