O Rio Grande do Sul, historicamente, apresenta as maiores taxas de mortalidade por suicídio do país. Entre 2015 e 2023, as taxas de mortalidade por suicídio no Estado subiram 32,17%, seguindo a tendência nacional: no Brasil, houve um aumento de 38,37%. Nesta terça-feira (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) lança a campanha “Juntos na torcida pela vida – pedir ajuda faz bem”.
Com participação de atletas do Grêmio e do Internacional falando sobre a importância das pessoas procurarem ajuda nos serviços de saúde, a campanha contará com vídeos que serão veiculados nas redes sociais durante o Setembro Amarelo, dedicado à prevenção ao suicídio. Desenvolvida pelo Comitê Estadual de Prevenção ao Suicídio, a programação inclui ações que reafirmam a promoção à vida, com foco na prática de escuta, acolhimento, atenção e cuidado com as pessoas que apresentam sinais de sofrimento.
Em 2023, segundo dados preliminares do Informe Epidemiológico elaborado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), foram registradas 1.548 mortes por suicídio no território gaúcho. Dos casos registrados, 80,04% são de pessoas do sexo masculino. A taxa de mortalidade dos homens aumenta conforme avança a faixa etária, crescendo também a diferença em relação ao sexo feminino.
Outras ações
Na noite desta terça-feira (10), o Palácio Piratini receberá iluminação cênica com luzes amarelas em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Também estão iluminados outros prédios públicos e privados de Porto Alegre com luzes amarelas, entre 1º e 15 de setembro. São eles: Assembleia Legislativa, na Praça da Matriz, Prefeitura de Porto Alegre, Pinacoteca Rubem Berta, Chalé da Praça XV, Mercado Público, Museu da Brigada Militar e Museu do Trabalho.
Em 18 de setembro, será realizado o 8º Seminário Estadual de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio, em Rio Grande. O evento acontecerá das 9h às 16h, no Teatro Municipal, localizado na rua Major Carlos Pinto, 312. As inscrições estão abertas e só restam 50 vagas. Esta será a primeira edição descentralizada do evento, que a partir deste ano será realizado em regiões prioritárias do Rio Grande do Sul, que apresentam altos índices por causa multifatoriais. As inscrições podem ser realizadas pelo link bit.ly/seminario-promocao-da-vida.
Também serão desenvolvidas diversas atividades em escolas, universidades e serviços municipais de saúde da capital e do interior. Em 4 de outubro, finalizando a programação, haverá uma live sobre saúde mental no pré-natal da Atenção Primária de Saúde (APS). Haverá transmissão on-line.