Busca rápidaX

MANCHETES

Atraso de anúncio da União leva Fetag a alertar agricultores sobre financiamentos visto a estiagem

16 de maio de 2023

A demora do governo federal em anunciar novas medidas de apoio aos agricultores, em razão da estiagem desta última safra de verão, levou a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul em orientar os produtores familiares a solicitar a prorrogação do custeio pecuário de acordo com disposto no Manual de Crédito Rural e aqueles que encontrarem dificuldade de prorrogar as operações junto aos bancos, a sugestão é que não efetuem o pagamento das parcelas de financiamento.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, disse que no atual período ocorre vencimento de parcelas, mas se o agricultor fizer o pagamento, não consegue mais reaver o recurso, caso a União oficializa prorrogações ou descontos. A cada pouco o governo federal adia os anúncios prometidos e agora informa que deverá repassar as informações dia 15 do próximo mês, durante visita ao Rio Grande do Sul.

A Fetag solicita 35% de descontos nas parcelas de financiamentos agrícolas, mas a União fala em 25%. Além disso, a entidade deseja que esse rebate seja para todas as parcelas, vencidas ou que vão vencer, e não igual a 2022, quando o desconto foi somente até julho. Isso é fundamental até para os agricultores não ficarem inadimplentes e impedidos de conseguir novos financiamentos. Outra preocupação da Fetag é que produtores que conseguiram três proagros consecutivos possam seguir com a possibilidade dessa requisição, pois pela regra podem ficar de fora desse auxílio.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí