Busca rápidaX

MANCHETES

Atraso na coleta de lixo em Ajuricaba gera reclamações e prefeito Ivan Chagas promete melhorias no serviço

2 de fevereiro de 2023

Há algumas semanas, parte da comunidade de Ajuricaba vem reclamando sobre o atraso na coleta do lixo, o que vem gerando acúmulo de sujeira em vias públicas e em frente ao pátio das pessoas. Além do atraso, segundo alguns moradores, em algumas situações o caminhão nem passou para efetuar o recolhimento, deixando o lixo acumulado por alguns dias.

Um dos relatos que chegou até a Rádio Progresso por parte de um ouvinte, explica que a coleta no município acontece nas manhãs de terças e quintas-feiras e também aos sábados, normalmente após as 6h. Como Ajuricaba possui poucas lixeiras nas ruas, é normal que a população deposite o lixo na calçada na noite anterior ao recolhimento. No entanto, segundo o ouvinte, desde o início do mês de dezembro a empresa vem atrasando a coleta, principalmente aos finais de semana, deixando os resíduos espalhados pela rua, causando mau cheiro e até atrapalhando quem passa pelo local. Além disso, os cães soltos pelas ruas acabam rasgando os sacos de lixo em busca de alimento, espalhando ainda mais a sujeira pela calçada.

O problema foi confirmado pelo prefeito Ivan Chagas. Em contato com a nossa reportagem, o gestor do município confirmou que há semanas Ajuricaba passa por essa situação, o que fez com que ele entrasse em contato com a empresa responsável pela coleta. Segundo repassado pelo prefeito, a empresa teria afirmado que está difícil encontrar garis, e que no mês de dezembro alguns deles ficaram doentes, impossibilitando a empresa de encontrar substitutos, o que teria motivado os atrasos.

Além disso, o prefeito Ivan levantou outra questão: segundo ele, os recursos por parte do contribuinte estão defasados, ou seja, tem muito morador de Ajuricaba que não está pagando a taxa de lixo. Diante dessa realidade, Chagas já antecipou que haverá reajuste no valor. Além disso o município quer intensificar campanhas sobre a correta separação do lixo, já que na visão de Ivan, falta conscientização por parte da comunidade. Ivan pediu para que a comunidade tenha calma, mas disse que entende a revolta das pessoas.
“A comunidade quer ver o pátio e as calçadas limpas, eles tem razão de cobrar. Para dar solução a esse problema, faremos uma nova licitação e pensamos em contratar uma nova empresa” finaliza Chagas.

Confira alguns registros enviados por ouvintes: 

Fonte: RPI
error: Conteúdo protegido!