A Fetag-RS iniciou na manhã desta quarta-feira (13/9) uma série de reuniões com órgãos do governo federal que tratam sobre medidas que venham a apoiar a agricultura e pecuária familiar em diversos temas, dentre eles, a crise da cadeia leiteira, o tabaco e a região do Vale do Taquari, atingida pelo ciclone da semana passada que provocou destruição em diversos municípios. As agendas foram marcadas pelo deputado federal Heitor Schuch e estão sendo acompanhadas também pelo deputado estadual Elton Weber.
A série de agendas teve início na sede da Conab, em que a Fetag-Rs, representada pelo presidente Carlos Joel da Silva, solicitou ao presidente Edegar Pretto apoio nas pautas relacionadas ao ciclone da semana passada junto aos ministérios envolvidos e que a companhia realize as compras de produtos da agricultura familiar para doar nos municípios atingidos. Pretto também afirmou que na semana que vem sairá edital da primeira compra de leite no Estado.
Na sequência, em agenda com Igor Barbosa, Chefe da Divisão de Saúde Global do Ministério das Relações Exteriores, tratou-se sobre a participação do Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP) e o posicionamento do país nas questões relacionadas ao tabaco. Também participaram a Afubra, o Sinditabaco e a Amprotabaco. Nos próximos dias, outras reuniões irão ocorrer para debater o assunto.
Outra tema sensível para a agricultura familiar e que foi tratado com João Paulo Madruga, gerente executivo de Relacionamento Institucional da Petrobras, é o retorno dos investimentos da estatal para a produção de fertilizantes no Brasil, o que diminuiria os custos de produção de diversas cadeias.
A Fetag-RS também esteve em agenda com Hailton Madureira, Secretário Nacional de Habitação, para solicitar um programa especial para construção de casas no meio rural nos municípios atingidos pela enchente. Foi anunciado que haverá recursos para reconstruir as casas afetadas através do PNHR e que haverá reunião entre o secretário, a Coohaf e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais amanhã durante visita ao Estado.
Ainda hoje está prevista reunião com Luiz Marinho, Ministro de Estado do Trabalho e Emprego.