Com o avançar da colheita do trigo em Ijuí, aumenta o número de solicitações de Proagro. Somente o escritório da Emater já registra em torno de 50 pedidos. Isso ocorre, visto prejuízos no cereal, causado por geadas tardias e chuvas excessivas neste fim de ciclo de formação da cultura.
Ao participar hoje pela manhã do espaço semanal da Emater, no programa O Assunto É da RPI, o agrônomo, Vito Cembranel disse que há lavouras com rendimento de menos de 40 sacas por hectare e PH, ou seja, qualidade do produto, baixo. Para cobrir os custos de produção é preciso colher entre 45 e 50 sacas. Com cerca de 20% do trigo colhido em Ijuí, a produtividade média está entre 30 e 60 sacas por hectare.
Vito Cembranel alerta que os agricultores percorreram as lavouras, avaliem o cereal e acionem a assistência técnica para analisar a possibilidade de Proagro, tudo isso antes da colheita. A Emater, em Ijuí, também já recebeu alguns poucos pedidos para Proagro de aveia e canola.
Já dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, a colheita de trigo está em torno de 8%, com rendimento médio de 56 sacas por hectare. As doenças de brusone, giberela e mal do pé, nesse último caso, apodrecimento da raiz, são os principais problemas no trigo.