Busca rápidaX

MANCHETES

Aumentam casos de dengue em Ijuí e vacina está disponível em rede particular

10 de março de 2023

O município de Ijuí registra aumento de casos de dengue nesses últimos dias. Nesse ano, até agora são 47 casos. Do fim de semana passada para cá houve 27 confirmações. A situação é mais complicada nos bairros Burtet, Alvorada, Ferroviário e adjacências. Nesses locais, a prefeitura realiza ação, inclusive com aplicação de inseticida. Porém, os moradores devem ajudar com limpeza de pátios e não deixar água parada, a fim de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Outra solução é a vacina contra a dengue, disponível apenas na rede privada de saúde. Em Ijuí, a farmácia São João, defronte o HCI, disponibiliza o medicamento, porém, apenas sob prescrição médica. A farmacêutica, Dionara Gelati, explica que a imunização é direcionada apenas para quem já teve dengue e é preciso esperar passar o período de incubação do vírus, cerca de 12 dias. Além disso, o público precisa ter entre 6 e 45 anos. A dose da vacina custa cerca de 250 reais.

São necessárias três doses, com intervalo de seis meses entre cada dose. Já a nova vacina contra a doença, aprovada recentemente pela Anvisa, e que vai ser liberada para qualquer pessoa, entre 4 e 60 anos, independente se teve dengue, deverá ser disponibilizada no segundo semestre deste ano. Por outro lado, a partir da próxima quarta-feira a farmácia São João vai começar a ofertar a vacina contra a gripe, tetravalente, ao preço de 50 reais.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí