A Secretaria da Saúde (SES) emitiu um alerta esta semana, recomendando que os municípios reforcem as medidas preventivas contra a Covid-19 e outras síndromes respiratórias, devido ao aumento de casos no Rio Grande do Sul. Em Ijuí, a situação acompanha o ritmo estadual.
Segundo a coordenadora de Imunizações de Ijuí, Moiseane Brach, houve um aumento de casos a partir do final de agosto. “Neste início de setembro, estamos com uma criança de 23 dias internada por Covid, que é classificada como grupo de risco da doença”, afirmou.
A principal medida de prevenção é a vacinação, que continua sendo recomendada para os grupos de rotina: gestantes, crianças de até 6 anos e pessoas com mais de 60 anos. Moiseane destaca que, ao serem vacinadas, as gestantes também protegem seus bebês nos primeiros meses de vida. Outros grupos, como pessoas com comorbidades e profissionais da saúde, também precisam de doses de reforço.
A coordenadora ainda ressaltou que a população tem procurado as salas de vacina. Quem apresentar sintomas respiratórios deve procurar a unidade de saúde de referência para testagem e demais encaminhamentos.