A Petrobrás reajuste, nesta sexta-feira, 11, os preços de gasolina e diesel para as distribuidoras. Com isso, o valor médio de venda da gasolina para as distribuidoras sofre aumento de 18,8% e o diesel, acréscimo de 24,9%. Para o gás de cozinha o reajuste é de 16,1%.
Ontem, foram registradas filas de veículos em postos, cujos motoristas aproveitaram para abastecer antes do aumento dos combustíveis. Isso também ocorreu na região, por exemplo, em Santo Ângelo e Ijuí. Em Ijuí, especialmente no início da noite havia congestionamento de veículos em postos.
E neste começo de manhã os postos ijuienses já vendem combustíveis com reajuste dos preços. Um dos estabelecimentos informou para a RPI que a gasolina comum custa 6 reais e 81 centavos o litro, aumento de 30 centavos. A gasolina aditivada é comercializada a 6 e 91. Já o diesel comum custa 6 reais e 94 centavos.
Em outro posto de combustíveis, com o acréscimo que já incide nas bombas, o litro da gasolina comum custa 6 reais e 99 centavos, reajuste de 50 centavos. No caso da gasolina aditivada, no mesmo estabelecimento o preço é de 7 reais 09 centavos. Já o diesel S10 custa 6 e 54 e o comum 6 reais e 49, neste último caso, reajuste de aproximadamente 90 centavos.
Um terceiro posto pesquisado pela Progresso, agora há pouco, também informou que já pratica os novos preços dos combustíveis. Com isso, o litro da gasolina comum é vendido a 6 reais e 99 centavos, aumento de 72 centavos, e a aditivada a 7 e 19. Já o óleo diesel S 10 custa 6 reais e 74 centavos, acréscimo de 1 real e 16 centavos. Nesse caso, o estabelecimento não havia repassado para o consumidor o reajuste anterior do diesel S 10.
Nos três postos contatados pela RPI há combustível disponível para os motoristas. Apenas um informou que o estoque de gasolina está quase no fim, devido à grande procura registrada ontem.