Busca rápidaX

Aumento dos custos de produção desenquadra agricultores do Pronaf

25 de fevereiro de 2023

Uma das preocupações da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul é que as regras do Pronaf não acompanharam os aumentos dos custos de produção. Durante entrevista na RPI, o presidente da entidade, Carlos Joel da Silva, disse que essa situação desenquadrou muitos agricultores familiares do Pronaf. Diante disso, essa parcela precisou migrar para o Pronamp, que é mais ligado à media e grande agricultura.

O presidente da Fetag citou, por exemplo, aumento dos preços de maquinários e insumos agrícolas nos últimos dois anos. Carlos Joel da Silva falou da mencionada temática ao avaliar o anúncio de medidas contra a estiagem feito pelo governo federal, quinta-feira, no Rio Grande do Sul. A União vai liberar 430 milhões de reais para investimento em irrigação, poços, cisternas, barragens, compra de cestas básicas, dentre outras ações.

Porém, a Fetag quer, por exemplo, rebate de 35% nas parcelas de financiamentos agrícolas, prorrogação dos financiamentos de custeio pecuário e investimento do Pronaf e Pronamp com prazo alongado, ainda linha de crédito de até 50 mil reais, com 10 anos para pagamento e rebate de 30% de adimplência.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí