A Comissão Especial de Segurança Pública de Ijuí se reuniu mais uma vez nessa manhã, na Câmara de Vereadores, para elaborar um plano de ação para enfrentar os problemas recorrentes na Rua do Comércio/Avenida das Nações. Os relatos são relacionados ao excesso de barulho dentro e fora de alguns bares que existem naquela região, excesso de lixo, os chamados “pegas” entre carros e motos, som automotivo, alta velocidade de veículos, junção de pessoas durante a madrugada em vias públicas e próximas das residências e atos de vandalismo nas paradas de ônibus.
Com a participação de moradores da região, empresários, órgãos da segurança pública e Executivo Municipal, foram definidas ações a curto prazo que serão desenvolvidas em conjunto entre Brigada Militar, Conselho Tutelar e Coordenadoria do Trânsito.
Segundo o coordenador da comissão, vereador Beto Noronha, uma das ideias é aumentar a fiscalização de condutores, através de ações semelhantes às da Operação Balada Segura, que tem como principal objetivo flagrar e penalizar aqueles que dirigem sob a influência de álcool. Além disso, o aumento na fiscalização, de forma geral, também foi um compromisso assumido pelo Executivo, segundo Noronha. A Brigada Militar inclusive se colocou a disposição para auxiliar o executivo nesse trabalho.
Também de forma emergencial, ficou definido que a Secretaria do Meio Ambiente vai aumentar a frequência de recolhimento de lixo naquela região, que se difere de outros pontos da cidade, justamente pela presença de bares e casas noturnas.
Ainda segundo Beto Noronha, algumas adequações serão feitas em legislações já existentes bem como a criação de novas legislações, seguindo sugestões levantadas pelos próprios moradores e empresários da região. Essa é mais uma responsabilidade que ficará a cargo do Executivo.
Em 30 dias a comissão deve se reunir novamente para avaliar quais medidas emergenciais já foram colocadas em prática. Além de moradores, empresários, vereadores, representantes do Executivo e Brigada Militar, participaram da reunião dessa manhã, Ministério Público e Conselho Tutelar.